Quem nunca se sentiu sem inteligência alguma por não conseguir resolver uma expressão numérica durante o ensino fundamental? Se envolvesse letras então… Vixi…
Mas ao mesmo tempo que ia mal em matemática, possuía uma facilidade enorme com textos ou fazia aqueles desenhos super elaborados incríveis! Conhece alguém assim?
Ou vice-versa, o aluno poderia recitar a tabuada toda decor, porém não conseguia comunicar-se de jeito nenhum, se tivesse apresentação de trabalho era um suor frio, mal estar e tudo.
Geralmente é assim: a pessoa possui muita facilidade em uma determinada disciplina e encontrar maior dificuldade em outra área.
Pois é! E você sabia que isso tem uma explicação?
Esta explicação pode ser encontrada na Teoria das Múltiplas Inteligências do psicólogo Howard Gardner, cuja discussão principal é de que existem vários tipos de inteligência.
Primeiramente vamos conhecer quem é Howard Gardner, o criador da teoria.
Quem é Howard Gardner?
Gardner é estadunidense, formado no campo da Psicologia e da Neurologia. Atua como professor de Psicologia na Universidade Harvard, localizada em Cambridge nos Estados Unidos.
Howard Gardner é o cientista criador da Teoria das Inteligências Múltiplas. Foto: Revista Mètode.
O cientista é autor de mais de trinta livros e artigos. Ficou conhecido no meio educacional e na área psicológica pela sua Teoria sobre as Inteligências Múltiplas, que desafia a visão tradicional de que a inteligência é uma capacidade única que pode ser medida por testes de QI, ou seja, ampliou muito a visão dos pedagogos, professores e psicólogos acerca do conceito de inteligência.
Howard Gardner nasceu em 1943, em Scranton, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Nesse ínterim, ele estudou na Universidade de Harvard, onde conquistou seu bacharelado em Ciências Sociais, em 1965. Gardner continuou seus estudos na Universidade de Harvard, obtendo seu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento, em 1971.
Como surgiu a Teoria das Múltiplas Inteligências?
A Teoria das Múltiplas Inteligências surgiu no final do século XX, como tema da tese de Howard Gardner. O interesse pela inteligência nasceu durante a pós-graduação do psicólogo que, entre outras leituras, debruçava-se sobre as teorias de Jean Piaget.
Howard Gardner começou a questionar se o tão aclamado teste de QI era o suficiente para medir a inteligência das pessoas. A partir desse questionamento surgiu a ideia de que cada indivíduo é diferente um do outro, ou seja, possui um número de faculdades mentais que são relativas. Assim nasce a Teoria das Inteligências Múltiplas.
Howard Gardner recebeu, em 2016, um doutorado honorário pela Universidade Ramon Llull. Foto: Universitat Ramom Llull.
O que é a teoria das múltiplas inteligências?
A teoria das múltiplas inteligências defende que o cérebro humano possui 8 tipos de inteligência. Porém cada indivíduo, na maioria dos casos, possui apenas uma ou duas inteligências desenvolvidas.
Isso explica o fato de uma pessoa ser muito boa em cálculos e possuir dificuldades em dança, por exemplo. Ou ter facilidade para escrever texto mas não ter jeito nenhum com desenho.
As múltiplas inteligências são:
1 – Lógico – matemática. 2 – Inteligência Linguística. 3 – Inteligência Corporal. 4 – Inteligência Naturalista. 5 – Inteligência Intrapessoal. 6 – Inteligência Interpessoal. 7 – Inteligência Espacial. 8 – Inteligência Musical.
Nenhuma pessoa chega a possuir as oito inteligências juntas?
Segundo Gardner, são raros os casos de uma única pessoa possuir todas as oito inteligências desenvolvidas, mas não é impossível.
Uma personalidade conhecida que pode ser exemplo desses casos raros é Leonardo Da Vinci, que além de pintor (famoso pela Monalisa), foi também botânico, matemático, anatomista e inventor.
Leonardo Da Vinci pode ser usado como exemplo de alguém que possui mais de uma inteligência pois foi pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Foto: Shutterstock.
Por outro lado, também é raro alguém não possuir nenhuma inteligência das oito citadas por Gardner. Gardner diz que as pessoas já nascem com as inteligências e estas inteligências precisam de estímulos para serem desenvolvidas.
As inteligências atuam sozinhas nos indivíduos?
As inteligências são independentes, manifestando-se com mais ênfase conforme o estímulo que recebem. Porém, todas as oito inteligências estão interligadas.
O que leva a crer que todas as pessoas possuem capacidade de desenvolver todas as inteligências.
Agora vamos conhecer as oito inteligências apresentadas por Howard Gardner em sua teoria:
A inteligência lógico-matemática é voltada para números e cálculos.
Essa inteligência é voltada para números, cálculos e toda atividade que precisa do exercício da razão. Ou seja, as pessoas cuja inteligência predominante seja a lógico – matemática possuem facilidade em explicar as coisas utilizando fórmula e números. 2 – Inteligência Linguística
A inteligência linguística privilegia os oradores e comunicadores.
Essa inteligência favorece a utilização da língua para comunicação e expressão. Os sujeitos que possuem esta inteligência são ótimos oradores e comunicadores, bem como possuem uma facilidade para aprender outras línguas. Ou seja, a pessoa com essa inteligência predominante possui facilidade na hora de transmitir ideias, ensinar, convencer, negociar e motivar.
A inteligência corporal pode ser identificada em quem possui facilidade em atividades artísticas ou esportivas.
A inteligência corporal proporciona uma grande capacidade de expressão em atividades artísticas ou esportivas. Dessa forma, adeptos de ginástica olímpica, dançarinos, artistas de circo são exemplos de profissionais que possuem esta inteligência desenvolvida.
4 – Inteligência Naturalista
Esta inteligência é voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza.
Assim, quem possui a inteligência tem mais facilidade em identificar os animais, as plantas e seus benefícios.
Inteligência naturalista é uma das Múltiplas inteligências
A inteligência intrapessoal consiste na capacidade de se autoconhecer.
Esta inteligência deveria ser estimulada e desenvolvida em todas as pessoas, pois quando uma pessoa conhece a si mesma, sua capacidade de saber o que deseja e tratar bem o próximo é muito maior.
Enfim, ter a inteligência intrapessoal facilita a convivência harmoniosa com as pessoas com quem tem contato.
A inteligência intrapessoal é a capacidade de se autoconhecer,
Já a inteligência interpessoal está relacionada à habilidade em desenvolver relacionamentos com outras pessoas.
Logo indivíduos com esta inteligência possuem facilidade em identificar a personalidade das outras pessoas, o que favorece o desenvolvimento do espírito de liderança.
Se relacionar bem com as pessoas também foi identificado como uma habilidade por Gardner.
Esta inteligência favorece a habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem posicionamentos, movimentos e disposição de objetos.
As pessoas que possuem esta inteligência são aquelas com capacidade de elaborar espaços complexos, bem como manipular perspectivas.
Essa inteligência é perceptível, por exemplo, profissionais das áreas de design de interiores, artes plásticas e arquitetura.
A inteligência espacial capacita elaborar espaços complexos.
Essa inteligência está ligada à interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
Como você já pode deduzir nesse sentido, os músicos fazem parte do grupo que possui esta inteligência.
A oitava das múltiplas inteligências de Gardner, é a musical.
Que incrível essa teoria de Gardner sobre as múltiplas inteligências, não é mesmo?
Agora você nunca mais vai se sentir inferior por não saber algo ou não possuir facilidade em determinada área! Como vimos, todas as pessoas são capazes, basta apenas o estímulo certo para desenvolver determinada inteligência.
Após conhecer as oito inteligências, você conseguiu identificar qual ou quais você possui?
Disponível em: Múltiplas Inteligências - https://uniandrade.br/blog
Comments